top of page
Terrores Nocturnos
Pesadelos

     São sonhos assustadores que ocorrem no sono REM e fazem com que o indivíduo desperte. É algo comum devido a experiências assustadoras ou problemas psicológicos. Só é necessário intervenção quando a frequência desses pesadelos for superior a uma vez por semana ou repetidamente sobre o mesmo tema.

     São despertares abruptos durante o sono, que começam geralmente por um grito de pânico. A pessoa senta-se a gritar ou chorar com uma expressão assustada e sinais de intensa ansiedade. Esta encontra-se desorientada e com comportamentos desorganizados. Quando acorda no dia seguinte tem amnésia relativa ao episódio. É raro acontecer nos adolescentes. Pode ser desencadeado por: privação do sono, a alteração do horário sono-vigília e stress físico ou emocional. Posteriormente pode desenvolver para sonambulismo.

     Caracteriza-se por ataques irresistíveis de sono, não intencionais, inadequados e associados, ou não, a uma perda súbita da força muscular desencadeada por uma emoção forte. A pessoa muitas vezes também tem alucinações que ocorrem antes de adormecer. São sintomas típicos do sono REM mas ocorrem ao longo do dia, duram geralmente 10 a 20 minutos. O primeiro sintoma é a sonolência diurna. 60% dos adolescentes sofre de narcolepsia. O modo de transmissão não foi determinado mas é provavelmente multifactorial mas também pode ser hereditário. Não tem cura e o tratamento consiste na administração de um estimulante.

 

     Ã‰ caracterizado por episódios repetidos de atividade motora complexa durante o sono como levantar da cama e deambular, responder a perguntas ou falar mas de forma incompreensível. A memória do ocorrido é nula. A pessoa pode acordar espontaneamente ou voltar para a cama e continuar a dormir. Ocorrem durante o sono não-REM. Febre e privação do sono podem aumentar a frequência. Muitas crianças o têm mas geralmente desaparece na adolescência, podendo ser de origem genética.

Narcolepsia
Sonambulismo

Distúrbios nocturnos​

 

 

De seguida encontram-se descritos os vários distúrbios que foram retratados no debate:

     Pesadelos são sonhos com forte conteúdo emocional angustiante, que não levam necessariamente ao despertar e ocorrem com muito mais frequência na população, sendo mais facilmente associados a seus eventos stressantes e frequentemente diminuindo de frequência sem necessidade de tratamento. O "terror noturno" por outro lado é um distúrbio do sono preocupante, consistindo de ataques de terror emergindo do sono profundo após o primeiro REM (entre 15 minutos a 2 horas após começar a dormir)

     As insónias caracterizadas pela dificuldade em iniciar e/ou manter o sono e pela sensação de não ter um sono reparador. São os adultos os mais afetados e é mais frequente na mulher. É o transtorno de sono mais comum e cerca de metade das pessoas afetadas também sofrem de depressão.

Insónias
Bruxismo
Síndrome das Pernas Inquietas

     O bruxismo é conhecido como o "ranger dos dentes", é um hábito que leva o paciente a ranger os dentes de forma rítmica durante o sono ou durante o dia . É observada em pacientes de todas as idades e geralmente está relacionada ao alto nível de stresse. Ocorre em cerca de 15% das pessoas. Pode causar desgastes nos dentes e até causar dores de cabeça. Estas pessoas podem nem mesmo perceber que estão a fazer isto, até que alguém comente que elas fazem um horrível som de ranger de dentes enquanto estão a dormir. Para outras pessoas, é quando fazem um exame dental de rotina e descobrem que os seus dentes estão desgastados ou o esmalte do seu dente está rachado.

     A Síndrome das Pernas Inquietas (SPI), afeta cerca de 10% da população e é mais comum em pessoas de meia idade.Os sintomas da SPI pioram ou só aparecem durante a noite quando o indivíduo está a descansar. Esses sintomas são uma sensação desagradável nas pernas antes de dormir e durante a noite, como se estivesse a queimar, comichão e/ou dores nas mesmas que leva muita vezes a quadros de angustia e ansiedade que pode provocar insónia. Quando se movimenta as pernas há a sensação de alívio destes sintomas.Esses movimentos das pernas podem-se dar de uma forma involuntária, interferindo assim na qualidade do sono, não permitindo o indivíduo adormecer ou permanecer no sono.

Apneia

     Ã‰ caracterizada pela obstrução das vias respiratórias durante o sono, que inibe a passagem de ar por pelo menos 10 segundos mais de 5 vezes durante o período de sono. A Apneia gera um despertar súbito, mas é comum que esse episódio seja esquecido juntamente com os sonhos. Pode ser genético e é mais comum em idosos, em homens e em pessoas acima do peso. O uso de drogas, álcool e sedativos também prejudica o seu agravamento.

bottom of page